O porta voz ideal: inteligência emocional é um dos requisitos

abril 2, 2020

Luiz Henrique Mandetta

Considerando que além da pressão da imprensa o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta vem sendo alvo do que conhecemos como “fogo amigo”, constatamos que ele tem se mostrado um porta voz exemplar na condução da grande equipe Brasil contra a propagação do Coronavírus.

Sabe por quê?

O porta voz ideal precisa ter características que o tornam apto a falar com a imprensa e seu público alvo em tempos bons e, principalmente, em tempos de crise, onde está em jogo a reputação da marca. Ele tem como características:

📽 🎤Conhece profundamente o que fala (Conteúdo): sua importância está na qualidade e propriedade que tem sobre o assunto abordado.

🤝Mostra empatia: Mandetta ouve o outro, expressa simpatia, cordialidade, sensibilidade e paciência nos momentos adversos, percebe o estado emocional de seus interlocutores e se conecta positivamente a eles.

🙋‍♂️Disponibilidade: o ministro da Saúde é acessível em suas entrevistas e não “arreda o pé” diante de algumas situações embaraçosas.

🙂Tem inteligência emocional: Mandetta é cordial e sabe controlar suas emoções, tendo jogo de cintura para reagir com equilíbrio a questionamentos repetitivos ou embaraçosos, mostrando respeito e neutralidade em questões políticas.

🥇Trabalha em equipe: a equipe de Mandetta trabalha unida, representando aquilo que o ministro vem adotando como discurso com o avançar da crise.

🏆Credibilidade: o ministro tem inspirado credibilidade junto a seu público e seus pares, mesmo em meio a notícias de sua saída do governo. Seu foco é conter a crise e sua coerência levou a nação a confiar em suas estratégias e informações.

📺📌Boa comunicação: em todas as entrevistas, observamos o ministro se expressando de forma clara e objetiva, detalhando informações e garantindo que a população, em qualquer nível, compreenda a mensagem.

Nossa equipe de especialistas em Comunicação analisa entrevistas e reforça ideias para um media training (treinamento de porta voz) de sucesso avaliando o perfil de cada candidato a porta voz. Conheça nossa metodologia!